Alimentos tóxicos para o teu cão que deves evitar

0 420

Os cães conseguem ser bastante oportunistas e manipuladores com o seu fatal olhar amoroso. No entanto, apesar de termos muitos órgãos em comum com os nossos cães, a forma como processamos determinados alimentos é substancialmente diferente. Para evitar reações adversas, que nalguns casos podem mesmo ser fatais, é fundamental treinarmos a nossa resistência aos pedidos quase irresistíveis dos nossos amigos peludos quando estamos à mesa.

Imagem: Charles Deluvio, Unsplash

Estes são 10 alimentos que, por mais irrestível que seja o seu olhar, deves manter fora do alcance do teu cão:

1.     Chocolate

O chocolate contém teobromina, uma substância tóxica para os cães. O chocolate negro e o chocolate de culinária têm maiores concentrações de teobromina, no entanto esta está presente em todos os tipos de chocolate. A ingestão desta substância pode causar insuficiência renal, problemas cardíacos, tremores, convulsões e, no limite, pode ser fatal.

2.     Cebola e alho

Cozinhados ou crus, a cebola e o alho podem causar irritação gastrointestinal e danificar os glóbulos vermelhos, resultando em anemia. Alguns dos sintomas são fraqueza, vómitos e dificuldade respiratória.

3.     Milho na espiga

Apesar do milho ser digerível por cães, a espiga de milho pode causar bloqueio intestinal e tornar-se fatal.

4.     Abacate

O abacate contém uma toxina fungicida – persin – que pode causar vómitos e diarreia aos cães. Por outro lado, a ingestão do caroço pode provocar uma obstrução no estômago ou nos intestinos que poderá ser fatal.

5.     Xilitol

O xilitol é um adoçante muitas vezes presente em alimentos light ou sem açúcar (por exemplo, bebidas e pastilhas elásticas) – também pode ser encontrado manteiga de amendoim, gomas, rebuçados, bolos, etc. Se alimentos com xilitol forem ingeridos por um cão podem causar hipoglicémia, que está associada a insuficiência hepática e distúrbios de coagulação do sangue. Os sintomas podem passar por vómitos, letargia, problemas de coordenação motora e convulsões.

6.     Álcool

O álcool tem as mesmas consequências para o fígado e o cérebro do cão e dos humanos, no entanto, afeta com bastante maior intensidade os cães. Mesmo em pequenas quantidades, o álcool pode causar intoxicação, diarreia, problemas de coordenação motora, dificuldade respiratória, danos no sistema nervoso central. O álcool pode ser fatal para o cão e o risco é maior quanto maior a quantidade ingerida, com maior impacto em cães de porte pequeno.

7.     Ossos cozidos

Os ossos, quando cozinhados, podem facilmente lascar e, em grandes quantidades, causar um bloqueio ou perfurar o intestino ou estômago, que pode ser fatal.

8.     Uvas e passas de uva

A uva contém uma toxina bastante agressiva para o cão, que pode causar insuficiência renal e hepática. Uma pequena quantidade é suficiente para provocar danos. Alguns dos sintomas iniciais são vómito compulsivo, apatia e depressão.

9.     Cafeína

Café, chá e outras bebidas com cafeína podem ser fatais para os cães.

10.  Leite e laticínios

O leite e seus derivados podem causar diarreia e outros problemas digestivos. Podem ainda desencadear reações alérgicas que se podem manifestar de diversas formas (vómitos, prurido, etc.).

Caso o teu cão ingira qualquer um destes alimentos, mesmo que em pequena quantidade, entra imediatamente em contacto com a clínica veterinária para agir rapidamente e tentar evitar consequências graves.

Comments

Leave your comment