Cuidados com o teu gato em dias quentes

0 270

Com o Verão chegam o sol intenso e as temperaturas altas que podem provocar não só desconforto como problemas de saúde ao teu amigo peludo. Partilhamos contigo algumas dicas para ajudares o teu gato a passar o Verão mais saudável e mais confortável, e no final damos-te uma SUPER DICA que achamos que o teu gato vai adorar!

Fotografia: Mitchell Orr, Unsplash

Alguns cuidados especiais que deves ter com o teu gato em dias quentes:

HIDRATAÇÃO

Certifica-te de que o teu gato tem acesso a água fresca abundante ao longo de todo o dia e noite.

Deves substituir a água do bebedouro regularmente, especialmente em dias mais quentes quando esta aquece com maior facilidade.

⚠️ A água um bem essencial e em crescente escassez, quando substituíres a água do teu gato, aproveita a que estava no bebedouro para regar plantas, por exemplo.

PROTEÇÃO

Se o teu gato passar muito tempo no exterior, garante que existem suficientes zonas de sombra que lhe permitam resguardar-se do sol mas ainda assim aproveitar o jardim ou terraço.

Caso o teu gato passe todo o dia dentro de casa, certifica-te de que o interior da casa se mantém tão fresco quanto possível. Uma ventoinha ou simplesmente uma rede na janela que permita que esta se mantenha aberta sem o risco do teu gato ir dar um passeio não programado.

Gatos com pelo claro têm maior risco de sofrer queimaduras solares. Informa-te junto da clínica veterinária que o acompanha se recomendam um protetor solar adequado para animais que possas aplicar nas zonas mais expostas ao sol como a ponta do nariz e das orelhas.

⚠️ Muitos protetores solares contêm componentes prejudiciais para os animais, não compres um protetor sem aconselhamento veterinário prévio.

MODERAÇÃO

Em dias muito quentes, um gato ativo pode desidratar e cansar-se muito rapidamente. Durante as horas mais quentes do dia, tenta que o teu gato se mantenha mais tranquilo e adia as brincadeiras para o final do dia.

⚠️ Temperaturas muito elevadas aumentam o risco de insolação e de desenvolvimento de cancro de pele, que afetam os gatos da mesma forma que nos afetam a nós, humanos, podendo mesmo ser fatal.

Mantém-te atento ao comportamento do teu gato e, em caso de suspeita de insolação – comportamentos estranhos - ou queimadura solar – alterações na pele-, contacta imediatamente a clínica veterinária que o acompanha.

Alguns sinais de insolação:

- Agitação ou stress intensos;

- Respiração acelerada;

- Pele quente ao toque;

- Vómito ou salivação excessiva;

- Olhos vidrados.

⭐️ SUPER DICA ⭐️

Prepara umas guloseimas congeladas para ajudar o teu gato a refrescar-se e a hidratar-se!

Utiliza um molde para cubos de gelo para congelar comida húmida ou um caldo caseiro de carne ou peixe com alguns pedaços (sem qualquer condimento, gordura ou adição de ingredientes desaconselhados para gatos).

Um ótimo Verão para todos, sempre em segurança!

Comments

Leave your comment